Menu principal:
A Consultoria de Otimização de Resultados
Um questionamento comum a este tipo de trabalho é sobre como se realiza uma consultoria em lucratividade.
Então, para entender melhor o processo, relacionamos abaixo etapas e objetivos dele provenientes.
Etapa Objetivos
DIAGNÓSTICO – AVALIAÇÃO – RESULTADOS - IMPLEMENTAÇÃO
DIAGNÓSTICO
COMO se forma o preço atualmente e quais as margens de lucro por linha e por produto.
QUEM na empresa é o responsável por formar os preços atualmente.
ONDE estão os principais concorrentes e COMO atuam à mercado.
QUEM é o responsável por conceder descontos nas vendas.
O QUE se pretende mercadologicamente e ONDE se pretende chegar financeiramente com cada linha de produtos/serviços da empresa.
COMO os preços praticados atualmente se correlacionam com o resultado global do empreendimento
COMO se define o Mark up no negócio atualmente.
AVALIAÇÃO
Identificação das margens de cada item, suas linhas de produto e unidades de negócio, clientes e panorama geral da empresa
Identificação de oportunidades de melhoria dos resultados, provenientes da estrutura de preços atual ( volumes e preços efetivamente praticados, considerando diferenças tributárias, de comissionamento e de prazos concedidos.
Identificação do valor percebido pelo consumidor em relação aos preços praticados e demais atributos dos principais itens comercializados pela empresa.
RESULTADOS
Geração de relatórios de margens de contribuição diversos ( clientes, produtos, filiais e etc.).
Simulador de resultados gerenciais da Empresa, envolvendo os níveis de preços a serem praticados, volumes de cada item, condições comerciais diversas.
Análise do capital de giro proporcionado por cada produto / cliente, considerando os níveis de prazos concedidos, recebidos e níveis de estoque.
Proposta de nova metodologia de elaboração e acompanhamento da política de preços.
IMPLEMENTAÇÃO
Treinamentos sobre os principais conceitos vistos acima, envolvendo todas as áreas que façam parte do processo de geração e utilização do modelo de precificação.
Acompanhamento dos resultados e da implementação dos novos critérios de precificação.